Com os vestígios deixados no local, a Perícia Oficial pode descobrir onde um acidente ocorreu, a velocidade dos veículos, se faróis estavam acesos ou apagados e muito mais.Com os vestígios deixados no local, a Perícia Oficial pode descobrir onde um acidente ocorreu, a velocidade dos veículos, se faróis estavam acesos ou apagados e muito mais.
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Perito FRANCIONI
assistente técnico para processos criminais
Assistência Técnica perito criminal FRANCIONIperito criminal RJ (perito oficial)

Exames de locais de acidente de trânsito


Exames periciais em locais de acidentes de trânsito são muito freqüentes. Diferentes vestígios são deixados no local e nos próprios veículos: fragmentos de peças, marcas de frenagem ou derrapagem (deixadas na pista pela borracha dos pneus), marcas de sulcagem ou escalavraturas (arranhões deixados na pista por partes rígidas dos veículos), manchas de sangue, amassamentos, arranhões etc. são alguns desses elementos, que permitem a um perito criminal compreender o que se costuma chamar "dinâmica do evento" (modo como os fatos ocorreram). Dessa "dinâmica" podem-se concluir responsabilidades pelo acidente – com implicações criminais e civis (indenizatórias).

Poucos sabem que um perito pode descobrir, por exemplo, o lugar no qual uma colisão ocorreu (o "sítio de colisão"), as velocidades dos veículos, se faróis e lanternas estavam acesos ou apagados (o seu "estado de acendimento") e vários outros detalhes.

Por outro lado, alguns detalhes não podem ser afirmados por peritos. Por exemplo, somente filmagens e testemunhos podem revelar quem desrespeitou um semáforo (avançando um sinal vermelho), pois aspectos como esse não deixam vestígios materiais que o perito criminal que realize um exame do local possa analisar.

Acidente de trânsito entre automóvel de passeio e caminhão.
Acidente de trânsito: exame pelo perito FRANCIONI no SPVR (Serviço de Perícias de Volta Redonda). Fotografia do perito FRANCIONI para o seu laudo.

acidente? atuando como assistente técnico, o perito Francioni pode analisar laudos da Perícia Oficial e melhorar a sua defesa ou ajudar a obter justiça para uma vítima de crime de trânsito

Todo vestígio é importante e deve ser registrado. Idealmente, o perito criminal deve fazê-lo fotograficamente. O atual desenvolvimento tecnológico permite realizar fotografias com facilidade e a baixo custo, ainda que sem qualidade profissional, com câmeras fotográficas digitais e telefones portáteis (celulares). Mesmo assim, se o órgão pericial não disponibilizar uma câmera aos seus peritos e não houver qualquer possibilidade de fotografar, o registro deverá ser feito por meio de diagramas (desenhos).

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Local de acidente de trânsito examinado pelo perito FRANCIONI quando lotado no SPTR (Serviço de Perícias de Três Rios). As marcas de frenagem deixadas no asfalto, vistas gerais do lugar, os veículos (nas posições em que se encontravam ao parar), as avarias e detalhes relevantes (como o estado de conservação dos pneus de ambos os veículos) foram registrados em fotografias. Para facilitar a compreensão do local examinado e da chamada "dinâmica do evento", um diagrama foi elaborado.

Todas as imagens foram registradas e pós-produzidas pelo perito FRANCIONI para o seu laudo pericial.

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Os registros do local, fotográficos ou em desenho, devem mostrar a localização de cada vestígio encontrado. Em diagramas, devem-se respeitar as proporções entre as distâncias e os tamanhos dos veículos e vestígios – mesmo que não se use uma escala. Um perito criminal não pode, simplesmente, relatar o encontro genérico de vestígios e emitir sua conclusão. Do mesmo modo, um perito criminal deve manter a objetividade, evitando descrições subjetivas (como "muito pesado", "alta velocidade" etc.). O texto abaixo é um exemplo, hipotético, de descrição incorreta de local:

Encontraram-se no local marcas de frenagem, marcas de sulcagem, esquírolas vítreas e vários outros vestígios, todos apontando para a culpa do motorista do veículo "A", que trafegava em alta velocidade e sem prestar atenção à estrada, perdeu a direção e colidiu no veículo "B".

Tal descrição, extremamente vaga, inviabiliza o contraditório e a ampla defesa: como o condutor do chamado veículo "A" poderia defender-se da acusação, sem saber que vestígios específicos foram encontrados no local? Além disso, tal "laudo" (entre aspas) tem outra falha muito evidente: nenhum vestígio material permitiria a um perito saber (com certeza) se um certo motorista trafegava com atenção, ou não.

A inadequação do texto apresentado, hipotético, a um laudo pericial é muito evidente. Mesmo assim, há "peritos" (assim, entre aspas) que redigem seus "laudos" (também entre aspas) daquele modo. Tal redação pode revelar mais do que mera má perícia: se todas as incorreções estiverem direcionadas a inculpar ou inocentar um mesmo agente (motorista, pedestre etc.), a parcialidade do documento será um bom indício do crime de falsa perícia.

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Local de acidente de trânsito examinado pelo perito FRANCIONI quando lotado no SPTR (Serviço de Perícias de Três Rios). O tombamento do caminhão foi registrado fotograficamente, com destaque para o mau estado de conservação do veículo – aspecto com maior probabilidade de ter causado o acidente. Todas as fotografias foram registradas e pós-produzidas pelo perito FRANCIONI para o seu laudo pericial.

se você está tendo problemas por causa de uma perícia mal feita (má perícia) ou por uma perícia feita com má-fé (falsa perícia), defenda-se: tenha um assistente técnico como o perito Francioni

Nem todos os peritos que deixam de fotografar um local visam a cometer crimes como a corrupção passiva, a concussão e, eventualmente, a falsa perícia. No entanto, como regra, peritos que se disponham a praticar a falsa perícia tenderão a evitar fotografar o local examinado porque fotografias podem provar o seu crime.

Há peritos honestos e que realizam exames e laudos de alta qualidade. Entretanto, por garantia, convém a quem se envolva em um acidente de trânsito fotografar todos os detalhes do local que lhe sejam possíveis – inclusive placas de sinalização, qualidade da cobertura da pista, amassamentos, bandas de rodagem dos pneus dos veículos envolvidos etc.. Tais fotografias podem inibir um perito desonesto e, se necessário, podem ser analisadas por um assistente técnico – que, usando os seus conhecimentos técnico-científicos, pode elaborar um parecer técnico bem fundamentado, apto a contestar o laudo pericial oficial.

O perito FRANCIONI, atuando como assistente técnico, já produziu parecer técnico no qual expôs contradições e demonstrou, com base em fotografias da própria Perícia Oficial, que as informações fornecidas eram incorretas.

Automóvel (fusca) acidentado, amassado, à noite.
Viatura da Perícia Oficial, com faróis acesos, permite fotografar uma escalavratura no asfalto.
Local de acidente de trânsito cujo exame foi acompanhado pelo perito FRANCIONI quando lotado no SPCG (Serviço de Perícias de Campo Grande). Apesar da falta de recursos materiais, a viatura da Perícia Oficial foi posicionada de modo a permitir a fotografia de uma escalavratura (ou "marca de sulcagem") deixada no asfalto pelo veículo acidentado (em destaque, na elipse amarela). Fotografias do perito FRANCIONI.

um bom assistente técnico, como o perito Francioni, pode ser útil à Defesa ou à Acusação em um processo criminal

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Local de acidente de trânsito examinado pelo perito FRANCIONI quando lotado no SPTR (Serviço de Perícias de Três Rios). Acima: alguns dos quadros de uma "história em quadrinhos" que descreve, com imagens, a chamada "dinâmica do evento". Ao lado: fotografias destacam marcas de frenagem e escalavraturas (marcas de arrasto) na pista. Abaixo: vistas dos veículos na posição em que pararam, após a colisão.

Todas as imagens foram registradas e pós-produzidas pelo perito FRANCIONI para o seu laudo pericial.

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Cabe uma observação final: acidentes de trânsito são considerados "minas de ouro" por peritos corruptos. O contato direto com os interessados é fácil, há interesse das partes em não serem responsabilizadas (criminal e civilmente) pelo fato e a capacidade econômica de cada envolvido no acidente é evidenciada pelo valor do seu veículo. Considerando-se a possibilidade (hipotética) de a perícia de local não ser realizada por um perito honesto e de boa capacidade técnica, convém adotar as precauções possíveis:

  1. fotografar o local e os veículos;

  2. aventar a possibilidade de contratar um bom assistente técnico.

Viatura da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), fotografada à noite, muito avariada no seu setor dianteiro direito.
Uma das rodas da viatura avariada da PMERJ, com o aro amassado e pneu apresentando desgaste intenso.
Local de acidente de trânsito examinado pelo perito FRANCIONI no SPTR (Serviço de Perícias de Três Rios). Os pneus da viatura da PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro), avariada no seu setor dianteiro direito, apresentavam desgaste intenso. Fotografias e pós-produção do perito FRANCIONI para o seu laudo pericial.

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Edilson FRANCIONI Coelho - perito criminal
Rio de Janeiro - RJ
entre em contato com o perito FRANCIONI

Assistente técnico para processos criminais.

  • perito criminal (Estado do Rio de Janeiro):
    - Balística Forense (armas de fogo, acessórios, munição etc.);
    - locais de crimes;
    - identificação fotográfica;
  • engenheiro eletrônico (UERJ);
  • pós-graduado em Direito (ISMP);
  • autor de artigos jurídicos sobre a nulidade de laudos periciais;
  • palestrante em eventos técnicos da Perícia Oficial.

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Página inserida em 23 de dezembro de 2013.

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